Carregando... Aguarde...
comprar por

Navegar por Tag

Ivo Andric

Ivo Andrić nasceu em Travnik, na Bósnia, em 1892. Órfão de pai aos dois anos, passou a infância criado pela tia em Víchegrad, às margens do rio Drina. Em 1903, passa a viver com a mãe em Sáraievo. Em 1912, muda-se para Zagreb para cursar a universidade. Nessa época, adoece dos pulmões, prenúncio de uma saúde frágil que lhe acompanhará durante a vida. Identificado como inimigo do Império dos Habsburgos, é preso na Eslovênia em 1914, depois do assassinato de Francisco Ferdinando. Em março de 1915 vai para a prisão domiciliar, e em 1917, solto, retorna a Víchegrad. Terminada a guerra, em meio a mudanças geopolíticas na região, torna-se funcionário do governo. Em 1920, começa a trabalhar para o Ministério das Relações Exteriores e é enviado como diplomata para diversas cidades europeias, tornando-se fluente em mais de oito idiomas. Nessa época, Andrić tem publicados seus os primeiros livros.

Durante a Segunda Guerra, exerce funções diplomáticas em Berlim. Andrić decide voltar para Belgrado, e se afasta da vida pública durante a ocupação alemã. Na solidão de seu quarto escreve seus livros mais conhecidos, Ponte Sobre o Drina e Crônica de Travnik, ambos publicados em 1945, com repercussão mundial. É autor ainda de A senhoritaQuintal malditoCafé Titanic, dentre outros.

Pacifista e humanista, tanto na obra quanto na vida pessoal, é laureado com o Prêmio Nobel de Literatura de 1961. Morre em março de 1975, aos 83 anos, num hospital de Belgrado.

ivonovelist-640x355-site.jpg

    Não existe nenhum produto cadastrado nesta categoria.

Assine nossa Newsletter

Ver Carrinho Realizar Pagamento