Carregando... Aguarde...
  • Imagem 1

Ponte sobre o Drina

R$ 79,90
SKU: 978-85-61578-89-3
Qtd
    Simule seu frete Calcular
    Compartilhe

     

    Em novembro de 1516, um comboio de meninos é levado de Víchegard, na Bósnia, para Istambul, como paga de sangue para o Sultão. Aboletados nas albardas penduradas nos cavalos, são levados para sempre com o intuito de, num mundo estrangeiro, serem circuncidados, transformados em turcos e, esquecendo a sua religião, sua terra e origem, passarem a vida nos pelotões dos janízaros ou numa outra função, mais alta, do Império. Cinco décadas depois, um desses meninos que atravessara o rio Drina torna-se o poderoso grão vizir Mehkmedpaxá Sokollu. Ele ordena que se construa, às suas expensas, uma ponte sobre o verde e caudaloso rio da cidade em que nasceu. 

    Em 1571, depois de cinco anos de trabalho duro, com vítimas, sacrifícios e injustiças, é concluída a vistosa ponte de pedra que liga o ocidente ao oriente. E a imponente ponte sobre o Drina, que dá nome a este livro, testemunha três séculos e meio da vida cotidiana dos habitantes de Víchegrad. Seus pequenos dramas, suas pequenas alegrias, suas tragédias. Gerações se reúnem, costumes se transformam lentamente, as religiões cristã e muçulmana dialogam e se confrontam, exércitos passam, pessoas são celebradas. Há epidemias, inundações, execuções, conspirações. Sonhos e esperanças vividos se transformam em memórias e tradição, e em um reino mítico. No final do século XIX as mudanças geopolíticas decididas longe dali transformam de maneira definitiva aquele vilarejo esquecido. Lotika, que dirige o hotel, enxerga a frondosa ponte da janela de seu escritório buscando um mundo que já não existe. 

    Ponte sobre o Drina, livro mais conhecido de Ivo Andric, Prêmio Nobel de Literatura de 1961, ganha tradução direta do sérvio de Aleksandar Jovanovi, que assinao posfácio.

    Este produto não recebeu nenhum comentário até agora. Seja o primeiro e enviar um comentário para este produto!

    Escreva seu próprio comentário para o produto

    IVO ANDRIĆ nasceu em Travnik, na Bósnia, em 1892. Órfão de pai aos dois anos, passou a infância criado pela tia em Víchegrad, às margens do rio Drina. Em 1903, passa a viver com a mãe em Sáraievo. Em 1912, muda-se para Zagreb para cursar a universidade. Nessa época, adoece dos pulmões, prenúncio de uma saúde frágil que lhe acompanhará durante a vida. Identificado como inimigo do Império dos Habsburgos, é preso na Eslovênia em 1914, depois do assassinato de Francisco Ferdinando. Em março de 1915 vai para a prisão domiciliar, e em 1917, solto, retorna a Víchegrad. Terminada a guerra, em meio a mudanças geopolíticas na região, torna-se funcionário do governo. Em 1920, começa a trabalhar para o Ministério das Relações Exteriores e é enviado como diplomata para diversas cidades europeias, tornando-se fluente em mais de oito idiomas. Nessa época, Andrić tem publicados seus os primeiros livros.
    Durante a Segunda Guerra, exerce funções diplomáticas em Berlim. Andrić volta para Belgrado, e se afasta da vida pública durante a ocupação alemã. Na solidão de seu quarto escreve seus livros mais conhecidos, Ponte Sobre o Drina e Crônica de Travnik, ambos publicados em 1945, com repercussão mundial. É autor ainda de A senhorita, Quintal maldito, Café Titanic, dentre outros.
    Pacifista e humanista, tanto na obra quanto na vida pessoal, é laureado com o Prêmio Nobel de Literatura de 1961. Morre em março de 1975, aos 83 anos, num hospital de Belgrado.

    Assine nossa Newsletter

    Ver Carrinho Realizar Pagamento