Maryam e Zahra cresceram em Karachi, cidade mais populosa e rica do Paquistão. Têm jeitos de ser e de pensar o mundo muito diferentes entre si, o que não impede que sejam a melhor amiga uma da outra desde crianças, uma amizade umbilical que as acompanhará vida afora e que é parte essencial das pessoas que se tornam. Maryam é de família de empresários e foi escolhida pelo avô para substituí-lo no comando da empresa, quando for adulta. Zahra, ótima aluna, sonha em ir para a Inglaterra para cursar a universidade.
Em 1988, o partido de Benazir Bhutto vence as eleições e ela vem a ser a primeira chefe de governo mulher de um Estado muçulmano; o momento é de abertura política e esperança, depois de uma ditadura. As amigas, então com 14 anos, vivenciam uma experiência traumática que muda as histórias de suas vidas.
Em 2019, ambas são mulheres bem sucedidas morando em Londres. Maryam é uma estrela no mundo dos investimentos em empresas startups de tecnologia. Zahra, depois de uma carreira de sucesso como advogada, é a voz do Centro de Liberdades Civis (CLC), uma importante organização não governamental que defende os direitos dos refugiados.
A poderosa narração de Kamila Shamsie consegue uma sintonia entre os dramas pessoais e o ambiente político-social de uma época: o Paquistão do final dos anos 1980, a Londres contemporânea toda vigiada por câmeras de reconhecimento facial e às voltas com refugiados do mundo todo.
Quando figuras do passado reaparecem inesperadamente, as duas amigas têm de encarar o antagonismo entre suas visões de mundo, antes deixado nas sombras da luminosa amizade que as unia. O não dito. O não entendido. As entrelinhas. O curso de duas vidas que foram modificadas, o curso de duas vidas que se modificarão.
KAMILA SHAMSIE é autora de sete romances, dentre os quais Sombras marcadas, finalista do Prêmio Orange. Lar em chamas (cujo título original em inglês é Home fire) foi selecinado para o Man Booker Prize 2017, para o DSC Prêmio South Asian Literature e venceu o Women's Prize for Fiction 2018. Três de seus romances receberam prêmios da Academia Paquistanesa de Literatura. Membro da Royal Society of Literatue, a autora foi escolhida com um dos melhores jovens romancistas da Inglaterra pela revista Granta (2013). Kamila Shamsie nasceu em Karachi, no Paquistão, em 1973, cidade onde cresceu. Atualmente mora em Londres.