Carregando... Aguarde...
  • Imagem 1

Despertar, O

R$ 29,90
Qtd
    Simule seu frete Calcular
    Compartilhe

    Também em E-book: aqui

    Edna Pontellier passa as férias com a família nos chalés de praia alugados dos Lebrun, perto de Nova Orleans, onde moram. Os dias escorrem entre chás na varanda, agradáveis caminhadas na praia acompanhada de outros hóspedes, um olhar desatento para as crianças que são seguidas pelas criadas. Às noites, seu marido Léonce Pontellier vai ao clube encontrar outros maridos para jogar cartas.

    Entre os interlocutores de Edna está o jovem Robert Lebrun, cuja companhia lhe é cada vez mais cara à medida que os dias avançam. Edna Pontellier não saberia dizer por que, mesmo desejando ir à praia com Robert, ela primeiro declinara, para logo depois seguir, obediente, a um dos dois impulsos contraditórios que a impeliram. Uma certa luz estava começando a despontar debilmente dentro dela a luz que, mostrando o caminho, também o proíbe.

    No fim das férias, Robert diz que está de partida para o México, decisão tomada abruptamente para surpresa e aflição dela. De volta a Nova Orleans, Edna começa um processo interno de autorrealização que ela traduz em ações.

    O Despertar, este livro em que uma mulher casada busca sua liberdade plena, foi massacrado pela crítica e taxado como um livro mórbido e vulgar quando publicado em 1899, por abordar temas como sexualidade feminina, maternidade e infidelidade. Banido por décadas, foi redescoberto em 1970 pelo movimento feminista e é hoje considerado uma das obras essenciais da literatura norte-americana.

    Este produto não recebeu nenhum comentário até agora. Seja o primeiro e enviar um comentário para este produto!

    Escreva seu próprio comentário para o produto

    KATE CHOPIN nasceu Katherine O’Flahert no dia 8 de fevereiro de 1850, em St. Louis, no estado de Missouri, nos Estados Unidos. Seu pai, Thomas O’Flaherty, era irlandês, e sua mãe, Eliza Faris O’Flahert, descendente de franceses. Aos 5 anos, quando já frequentava a escola católica The Sacred Heart Academy, em St. Louis, seu pai morre em um acidente de trem. Criada pela mãe, avó e bisavós, mulheres independentes e cultas, ela cresceu em um ambiente bicultural e bilíngue, e a influência da cultura francesa herdada da família da mãe é marcante em toda a sua ficção.
    Em 1870 casa-se com Oscar Chopin, negociante de algodão, e muda-se para Nova Orleans. Consta que o casal se dava muito bem. Ao 29 anos, Kate já era mãe de seis filhos. Em 1879, em razão de dificuldades financeiras, a família Chopin se muda para uma pequena comunidade na Lousiana. Em 1882, Oscar Chopin morre acometido de malária. Em 1884, Kate Chopin volta para St. Louis e vai morar com a mãe. Em 1885, Eliza Faris O’Flahert morre. A perda do marido, da mãe, o colapso nos negócios deixam Kate numa depressão profunda. Aconselhada por seu médico, começa a escrever. Admiradora de Guy de Maupassant, seus contos começam a ser publicados em periódicos. Em 1890, sai seu primeiro romance, At faut. Em 1899 é publicado O despertar. Abalada com a forte reação negativa ao livro, ela diminui drasticamente seu ritmo de escrita. Em 22 de agosto de 1904, após uma hemorragia cerebral, Kate Chopin falece.

    Assine nossa Newsletter

    Ver Carrinho Realizar Pagamento