Seu carrinho de compras está vazio!
Notícias
VALENTIA - no GUIA DE LIVROS DA FOLHA DE S. PAULO
VALENTIA - no GUIA DE LIVROS DA FOLHA DE S. PAULO

GUIA DA FOLHA DE SÃO PAULO

Por Bruno Zeni

Esse romance da jovem escritora e antropóloga Deborah Kietzmann Goldemberg tem como tema a Cabanagem, revolta popular que eclodiu na província do Grão-Pará após a Independência Brasileira. No Livro, alternam-se dois tempos históricos, o ano de 2010 e os acontecimentos entre 1836 e 1840.
No século 19, a narrativa tem como protagonistas um mestiço de nome Samaúma, filho de pai índio e mãe francesa, e duas mulheres índias, ribeirinhas valentes: Áurea e Ana Angélica (rebatizada de Valentina). A trama histórica é narrada por Samaúma, cuja trajetória vai de líder dos cabanos a renunciador da luta, traduzindo os impasses de uma revoslta heróica e trágica.
No momento presente, são muitas as narrativas, contadas por vários personagens moradores da região amazônica, que falam de suas histórias familiares e de seu cotidiano. Apesar de a ligação entre os dois períodos se enraizar nos acontecimentos históricos da Cabanagem, sem vincular pasado e presente na trama narrativa, o estilo seguro da autora e a pesquisa consistente fazem do livro um bem-secedido romance histórico, de tons épicos e trágicos, sobre um Brasil que se moderniza e tenta resistir ao avanço do desenvolvimento sem limites e do apagamento de sua história. 
Grua Livros © 2017