Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home2/grualivros/public_html/system/database/mysql.php on line 6
EM LINHA RETA, no Zero Hora
Seu carrinho de compras está vazio!
Notícias
EM LINHA RETA, no Zero Hora
EM LINHA RETA, no Zero Hora

Por Alexandre Lucchese

Depois de explorar os limites geográficos e culturais entre Brasil e Uruguai, Tailor Diniz se aventura agora em uma fronteira bem mais subjetiva. Com Em Linha Reta, livro que será autografado nesta segunda-feira, a partir das 19h, na livraria Saraiva do Moinhos Shopping, em Porto Alegre, o autor convida o leitor a viajar pela linha que separa delírio e realidade.

O romance faz parte do tríptico Fronteiras e Sombras, iniciado com A Superfície da Sombra (2012) – ambientado entre as cidades de Passo do Catí e Poblado Oriental –, e será encerrado com El Penitente, que tem lançamento previsto para 2015.

Em Linha Reta acompanha a viagem de uma garota de programa rumo ao encontro com um cliente desconhecido. A jovem, que se apresenta como Sophia Antonelli, segue em direção ao sul do Estado, conduzida por um motorista grosseiro e avesso a perguntas.

A viagem pela estrada deserta e retilínea parece não ter hora para acabar, até que Sophia abandona sua postura alheia e se mostra determinada a assumir o comando do carro. Nesse momento, não é apenas a personagem que empreende uma fuga, mas também Tailor, que deixa o tom realista de lado e joga o leitor em uma narrativa onírica, uma espécie de labirinto repleto de metáforas e sensualidade. A estranha aventura remete a reflexões sobre outras fronteiras – entre loucura e sanidade, sonho e vigília, humano e máquina –, mas não entrega conclusões.

– Faço essa literatura de entregar tudo pronto e explicado para o leitor nos meus livros policiais, mas, de vez em quando, sinto necessidade de complicar um pouco a leitura, usar um final aberto, que deixe um incômodo, uma inquietação – conta Diniz.

Nesta nova história, o autor consegue usar a seu favor a experiência conquistada em livros de suspense policial como O Assassino Usava Batom Crime na Feira do Livro. Diniz coloca o leitor diante de situações impossíveis e que permitem diferentes interpretações, ao mesmo tempo em que mantém um bom ritmo e a atmosfera de tensão. Trata-se de uma leitura rápida, mas com boa densidade.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2014/04/tailor-diniz-autografa-romance-em-linha-reta-nesta-segunda-feira-4485702.html

 

Grua Livros © 2019