Seu carrinho de compras está vazio!
Notícias
EM LINHA RETA, no Zero Hora
EM LINHA RETA, no Zero Hora

Por Alexandre Lucchese

Depois de explorar os limites geográficos e culturais entre Brasil e Uruguai, Tailor Diniz se aventura agora em uma fronteira bem mais subjetiva. Com Em Linha Reta, livro que será autografado nesta segunda-feira, a partir das 19h, na livraria Saraiva do Moinhos Shopping, em Porto Alegre, o autor convida o leitor a viajar pela linha que separa delírio e realidade.

O romance faz parte do tríptico Fronteiras e Sombras, iniciado com A Superfície da Sombra (2012) – ambientado entre as cidades de Passo do Catí e Poblado Oriental –, e será encerrado com El Penitente, que tem lançamento previsto para 2015.

Em Linha Reta acompanha a viagem de uma garota de programa rumo ao encontro com um cliente desconhecido. A jovem, que se apresenta como Sophia Antonelli, segue em direção ao sul do Estado, conduzida por um motorista grosseiro e avesso a perguntas.

A viagem pela estrada deserta e retilínea parece não ter hora para acabar, até que Sophia abandona sua postura alheia e se mostra determinada a assumir o comando do carro. Nesse momento, não é apenas a personagem que empreende uma fuga, mas também Tailor, que deixa o tom realista de lado e joga o leitor em uma narrativa onírica, uma espécie de labirinto repleto de metáforas e sensualidade. A estranha aventura remete a reflexões sobre outras fronteiras – entre loucura e sanidade, sonho e vigília, humano e máquina –, mas não entrega conclusões.

– Faço essa literatura de entregar tudo pronto e explicado para o leitor nos meus livros policiais, mas, de vez em quando, sinto necessidade de complicar um pouco a leitura, usar um final aberto, que deixe um incômodo, uma inquietação – conta Diniz.

Nesta nova história, o autor consegue usar a seu favor a experiência conquistada em livros de suspense policial como O Assassino Usava Batom Crime na Feira do Livro. Diniz coloca o leitor diante de situações impossíveis e que permitem diferentes interpretações, ao mesmo tempo em que mantém um bom ritmo e a atmosfera de tensão. Trata-se de uma leitura rápida, mas com boa densidade.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2014/04/tailor-diniz-autografa-romance-em-linha-reta-nesta-segunda-feira-4485702.html

 

Grua Livros © 2017