Seu carrinho de compras está vazio!
Catálogo - Grua Literatura Estrangeira
Museu do peixe morto, O
Museu do peixe morto, O

LIVRO NOTÁVEL DO THE NEW YORK TIMES

Contém o conto O ROTEIRISTA, publicado pelo revista SERROTE em dezembro de 2009
 
Os oito contos de O Museu do peixe morto apareceram originalmente em importantes publicações americanas como The New Yorker e fizeram parte de coletâneas como The Best american short stories (2004 e 2005). No Brasil, o conto Roteirista foi publicado pela Serrote (número 3, dezembro de 2009), que apresentou o autor como "um dos mais hábeis e envolventes narradores norte-americano da atualidade".
No conto O esquema geral das coisas, um casal de picaretas sai pelo interior, em meio a fazendas de milho e caipiras, tentando conseguir dinheiro a custa de pequenos golpes. Um casal de velhos os acolhe, e essa é uma boa medida do trabalho de D'Ambrosio, que se equilibra com maestria no falso paradoxo entre vidas à margem e lirismo. As personagens são acolhidas. 
Os tipos esquisitões, tão comuns no imaginário da sociedade americana, ganham aqui um novo e desassombrado olhar. O menino que mora no orfanato de freiras e cujo pai ficou incapaz num acidente que matou a mãe; o roteirista bem-sucedido que é internado com diagnóstico de suicida em uma clínica psiquiátrica; o homem que conserta máquinas de escrever, ofício que herdou do pai e que não poderá passar ao filho, esquizofrênico; o rapaz que sai em direção ao mar com a urna de cinzas do avô, dando carona a estranhos. Charles D'Ambrosio escreve sobre os Estados Unidos dos pequenos dramas, e é do país oculto na grande e heróica nação que ele extrai a matéria prima para sua literatura, que tem conquistado crítica e público.
No conto O museu do peixe morto, o chefe da equipe de montagem de cenário de um filme pornográfico traz escondida na mala uma arma. A atriz do filme a encontra e dá-se o diálogo: "Vim aqui pra me matar.", "Por que?", "Por que me matar?", "Não, por que vir aqui?". A arma, por fim, não dispara. A força e a alta potência dos textos deste livro não dependem de disparos.
Preço: R$42,00
Comprar
Grua Livros © 2017