Seu carrinho de compras está vazio!
Catálogo - A Arte da Novela
Véu erguido, O
Véu erguido, O

ISBN: 978-85-61578-46-6

Tradução: Lilian Jenkino

 

Publicada no mesmo ano do seu primeiro romance, Adam Bede, esta novela exibe algumas das virtudes que tornariam George Eliot famosa – rigor enérgico, introspecção, forte caracterização psicológica e moralização idealista. No entanto, esta obra é singular em comparação aos demais trabalhos da autora: foi a única em que usou uma narrativa em primeira pessoa e escreveu a respeito do sobrenatural, expoente do realismo que foi. A novela pertence à tradição vitoriana de histórias de terror, como Frankenstein (Mary Shelley) e O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde (O médico e monstro, de Robert Louis Stevenson).

Latimer, de natureza sensível e pouco prática, dono de uma beleza feminina, é o filho mais novo de um banqueiro e vive à sombra do irmão mais velho, o exuberante Alfred. Aos 16 anos é mandado para Genebra para completar sua educação, que fazia parte de um roteiro pré-determinado da vida de rico que levaria, com o irmão no comando dos negócios. Latimer adoece,a estadia na Suíça é interrompida, e sua vida sofre uma reviravolta quando, convalescendo, ele começa a ter visões do futuro. Incapacitado, confuso, frágil, ainda assim Latimer tenta subverter seu destino vividamente vislumbrado.

 O véu erguido pode ser interpretado como revelador da sensibilidade de Eliot à opinião pública e de sua consciência de que seus dias escondida atrás de um pseudônimo estavam condenados a uma descoberta trágica (que de fato aconteceu logo após a publicação desta novela).

Preço: R$21,90
Comprar
Grua Livros © 2017